quarta-feira, 30 de março de 2011

Momento cultura: Mé que isso de pintar as unhas começou?

Oi suas linda!!!!!
Layout novo, mês de aniversário = sorteio e posts especiais! \o/
Eu, pelo menos, sempre me pego pensando: "Como que começou isso tudo? De onde vem esse meu vício desses vidrinhos mágicos que tão sempre me falindo? hahaha"... Aí resolvi fazer um post pra vocês com um "breve" RELATO DO SURGIMENTO DO ESMALTE!!! (Entram as trombetas! hahaha).

Como tudo que é bom (eu sou meio suspeita pra falar), o esmalte surgiu no Antigo Egito, por volta lááááá de 3.500A.C.. Não era beeemm um esmalte, era mais uma mistura de henna com variações de cores entre vermelho à rosa e preto para se colorir as unhas e dedos. E cores vivas eram utilizadas pra decorar os dedinhos somente da Realeza. Unhas e dedos pintados significavam status, nobreza. E em mulheres de camadas sociais inferiores eram permitidas só cores mais pálidas.
(Momento curiosidade: Cleópatra tinha como preferência os vermelhos mais escuros e Nefertiti os vermelhos em tom de rubi. Garotas amantes de vermelhos, já podem se sentir íntimas da realeza egípcia! hahaha).
Cleópatra danadjenha lançando tendência em 3.000A.C.!!

Já por volta de 3.000 A.C., um verniz para pintura das unhas (mais semelhante ao esmalte), foi desenvolvido com ingredientes como goma arábica, clara de ovos, gelatina, cera de abelhas, alumínio, pétalas de rosas e orquídeas, também restrito à realeza, no Japão. Foi onde também, por volta de 600A.C. apareceram tons metálicos (à base de ouro e prata) e fórmulas mais resistentes que chegavam a durar um dia. E já os japoneses eram mais rígidos quanto aos mais pobres usarem unhas pintadas, podendo ser até executados caso adornassem suas mãos.

Os Incas costumavam decorar seu dedos com pinturas de águias. Os Indianos e povos do Oriente usavam também a henna para decorar suas mãos e pés para demonstrar fertilidade e para rituais eróticos. (huhuhu cala-te boca!).

Mãozinha pintada com Henna que não deve
ter dado TRABALHO NENHUM PRA FAZER!
 Lá na frente, por volta de 1.800 D.C., as mulheres começaram a passar óleos rosados com perfume nas unhas e se preocupar com a hidratação com cremes e pomadas. Mas nada muito forte, porque com todo o pudor da época não ficava muito bem "moças de família" usando cores chamativas. Só deixavam as unhas curtas, bem cuidadas e brilhantes.. Algumas usavam os oléos com um pincel de pêlo de camelo. =D

Em 1920, uma empresa de automóveis desenvolveu esmalte para carros, o que deu AQUELE empurrãozinho que tava faltando pro lancamento da primeirao esmalte de unha transparente (mas com tom rosado) pra unhas. Ele era aplicado no centro das unhas deixando as pontas e a base nuas...
Em 1927, a marca americana "Max Factor" lança o "Max Factor Esmalte para Unhas" que consistia em um pote prateado, com um pó bege para se passar na superfície das unhas com uma espécie diferente de pincel.
E em 1932 os irmãos Charles e Joseph Revlon criaram a primeira marca de esmaltes como conhecemos hoje, onde surgiu o conceito de ter as mãos da mesma cor que os lábios! Divas de Hollywood como Rita Hayworth, Gloria Swanson, Lana Turner e Jean Harlow com suas unhas vermelhas deram fama mundial aos esmaltes!

Campanha da Revlon com o conceito por eles lançado:
Bocas e unhas combinando!


Em 1970, começa a produção de grande escala de esmaltes sintéticos, muitos como conhecemos até hoje! =)
E na década de 90 o adorno nas unhas passou da idéia de somente esmaltes, incluindo pedrarias, jóias, fitas e texturas! ^^

E pra entrar na onda do Egito, que foi o culpado de tudo isso... Pintei PELA PRIMEIRA VEZ minha unha de dourado... E só porque é um dourado quaaaaaaase prata! hahahahha... Eu odiei (não porque eu achei que ficou feio, só não acho que combina comigo) e já tirei, mas fiz as fotenhas pra vocês:

Eu num fui muito fã, mas a mamãe amou! Hahaha
Detalhe do meu pratinho decorativo ORIGINAL do Egito *.*!
Mimo meu!

Eu usei o Gold Dust da Blant Colors (que por sinal cobriu muitoo bem, 2 camadas e tava perfect!) CANETENHA DE MARCAR CD pra francesinha (hahahhaa) e um adesivinho antiiiiiiiiiiigo que eu tinha na gaveta!

E aí,gostaram? (quem leu tudo levanta a mão!\o hahahaha)
E esperem que no meu próximo post eu vou fazer sorteiooooo! Hihihi....=X
Beijos cremosas!

Related Posts with Thumbnails